Order:
  1.  16
    A contribuição positiva de Fichte à formação da filosofia de Schopenhauer.Helio Lopes Da Silva - 2020 - Investigação Filosófica 10 (2):21.
    Neste artigo procuro determinar as contribuições positivas que Schopenhauer possa ter recebido do ensinamento de Fichte quando, como um jovem estudante, ele frequentou as aulas e estudou os textos de Fichte nos anos 1811-1813. Vou tentar mostrar que, embora a filosofia de Schopenhauer seja absolutamente original, algumas ideias fichteanas certamente o estimularam na busca de seu pensamento filosófico final.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  11
    O jogo livre da imaginação é compatível com a dedução kantiana das categorias?Hélio Lopes da Silva - 2015 - Studia Kantiana 18:182-205.
    Pretendemos neste artigo examinar a aparente incompatibilidade entre a concepção, exposta na terceira Crítica kantiana, do jogo livre ou harmonia entre as faculdades da Imaginação e do Entendimento e a Dedução Transcendental das Categorias da primeira das Críticas kantianas, na medida em que a primeira parece afirmar que a Imaginação pode apreender “sem conceitos” um objeto intuído, ao passo que a última parece submeter todas estas apreensões à posse a priori de um conceito. De modo a realizar este exame, vamos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  7
    Schopenhauer E o espinosismo do idealismo alemão.Helio Lopes da Silva - 2019 - Cadernos Espinosanos 41:37-73.
    Neste artigo vou avaliar a opinião a respeito das semelhanças entre a filosofia de Schopenhauer e aquela dos Idealistas Alemães. Recorrendo principalmente aos manuscritos de Schopenhauer anteriores à fase madura de sua filosofia, vou tentar mostrar que, apesar do arcabouço idealista-espinosista no qual ele teve que se acomodar, a filosofia de Schopenhauer difere radicalmente daquela dos Idealistas Alemães.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark